Intercambiando para Michigan - USA - com Bia Ferreira

janeiro 28, 2015


Não, infelizmente o intercâmbio não é meu, mas olha só, a Bia ta me fazendo muita invejinha e me deixando com vontade de fazer um também ~ como se o dinheiro não importa$$e ~ e creio que você também vai ficar ao acabar de ler essa mini entrevista.
A Bia tem 17 anos e é Paulista, mas atualmente mora em Decatur, no estado de Michigan nos Estados Unidos. Acompanho ela desde os primórdios de seu intercâmbio e viramos muito amigas através da internet ~ não vejo a hora dela voltar dos eua pra gente se conhecer pessoalmente ♥ ~ e hoje ela veio contar pra gente suas experiências e tudo o mais nos states. Espero que vocês goxxxxxxxxtem ♥

Como foi o seu choque cultural?
Existem muitas diferenças entre Brasil e Estados Unidos, não tem como listar e dizer todas mas posso dar alguns exemplos como a comida brasileira é mais saudável, americanos sao mais frios e diretos, somos mais calorosos, americanos amam cupons e gift cards, temos mais cultura e conhecimento sobre outros países.
Como foi sua Adaptação ao idioma, o lugar, o clima, as pessoas, os horários e os alimentos?
Em quatro meses que se passaram aprendi muitas coisas, o inglês melhorou e agora já sei explicar o que quero, algumas vezes com dificuldades mas sei. Quando falei com meus pais por skype e eu disse que estavam 11° e que estava calor eles me chamaram de louca! Mas gente 11° comparado a -14° ta um sol de rachar haha. Aqui onde moro existem pessoas de todos os estados, países e culturas diferentes o que faz você perceber que realmente cada um tem uma personalidade diferente e você tem que aprender a conviver com todas elas o que faz o intercâmbio enriquecer cada dia mais. O fuso horário com o Brasil é uma diferença de três horas e já me acostumei em relação ao horário em que falo com minha familia, conseguimos adaptar a nossa rotina com praticidade. Alimentação o nos EUA é bem complicado, na minha host family minha host mom tenta ser o mais saudável possível mas os alimentos daqui não permitem isso. Pelo fato de termos longos 5 meses de inverno nenhuma planta cresce para produzir frutos, vegetais etc então comida industrializada é infelizmente a sua única opção e sim já engordei uns kilos mesmo não comendo besteira.

Como são suas matérias na escola?
Minhas matérias na escola são bem fáceis. Tenho Álgebra 1, Digital Design, Espanhol, Química, Civics & Economics e Inglês. Meu único problema é Química já que aqui existem aqueles laboratórios malucos e é bem difícil de memorizar os nomes dos elementos, tirando que eu não gosto da matéria. 

Um vídeo publicado por Beatriz Ferreira (@bialooha) em

Como fazer quando a saudade bate?
Chorar é o único remédio ou tentar se distrair. Sempre que to triste começo a puxar assunto com minha família assim nós conversamos e eu me distraío, também tem a escola que é integral então quando chego em casa estou tão cansada que faço os deveres, janto, tomo banho e vou pra cama. Os dias que tive mais homesick foi quando tive que ficar em casa sozinha a tarde toda, ai esses são bem difíceis de lidar mas nada que uns filmes engraçados faça você se distrair. Também tudo depende de você.


E o Convívio com a host-family, como é?
Meu convivio com eles é bom. Não é perfeito ate porque ninguém é perfeito e também não é ruim. É bom, temos uma boa conversação, participo bastante das atividades deles e da rotina mas claro que você sempre cria algumas expectativas que vão morrendo aos poucos. Vim querendo conhecer vários lugares, em dois meses tive a certeza que isso não vai acontecer pelo fato de eles terem a mesma rotina a cinqüenta anos e não é agora que vão mudar, infelizmente. Eles são bem engraçados e tem bastante em comum com minha familia no Brasil, cada um com uma característica mas ainda não me sinto totalmente em casa e acho nunca vou me sentir.
O que te fez pensar "caraca eu tenho que ficar aqui pra sempre"?
Nada me faz pensar isso. Quando vim pra cá ainda tinha a esperança de conseguir uma boa bolsa para faculdade e poder voltar mas isso não vai acontecer. O mundo é muito grande para se limitar em Decatur, Kalamazoo e Michigan. Talvez Estados Unidos mas " ficar para sempre" já não faz mais parte dos meus planos.


O que te fez pensar "no Brasil isso era melhor"?
Comida, comida, comida, afeto e clima. Comida porque nada melhor que um arroz e feijão. Afeto porque nós brasileiros temos esse calor de beijar, abraçar, sorrir, cumprimentar, dizer tchau, fazer de tudo para que a pessoa se sinta confortável e feliz. O clima porque frio dói e muito.

E os kilinhos: a mais ou a menos?
Ta me chamando de gorda??To gorda mesmo e quando voltar pro Brasil me resolvo na academia *colar de beijos*


E no seu quarto sozinha como é que você se organiza com a decoração e os afazeres?
Digo que o meu quarto foi o mais difícil de encarar. Apesar de não passar muito tempo no meu quarto no Brasil, seu quarto sempre tem suas coisas, características, decoração e quando cheguei aqui não tinha nada que pertencesse a mim, que tivesse minha cara, meu cheiro ou que gostasse. Levou tempo e algum dinheirinho que investi pra comprar coisas que eu gosto como incensos, luzes, flores, conchas e ainda estou organizando meu quarto para que se pareça comigo e assim possa me fazer me sentir mais confortável e tenha meu próprio cantinho. Domingo a noite é dia de faxina (não é todo haha) coloco as minhas roupas para lavarem, passo o vaccum, guardo as roupas, quando não ta muito frio abro a janela pra entrar aquele ar fresco e organizo para a próxima semana.

Afinal, é caro ou não é??
Estados Unidos é caro, eu sou mão de vaca e gasto meu dinheiro chorando e com o coração em cacos, estou aqui a quatro meses e não comprei nada muito interessante. Também temos nosso querido dólar que sobe todos os dias e faz com que os intercambistas sofram a cada dia mais.
Qual foi o dia que você mais pensou: ta valendo a pena?
Hoje enquanto eu escrevia este post. Pude relembrar de alguns momentos engraçados que tive e perceber o tanto de coisas que já aprendi nos meses que passei aqui e que quero aprender muito mais, adquirir mais experiência, novas aventuras, conhecer mais pessoas porque apesar de tudo e de todas as dificuldades esse esta sendo o ano que não vou esquecer nunca e talvez o melhor que eu tenha em toda a minha vida. Então tenho certeza que esta valendo a pena e se tivesse a oportunidade de voltar ao tempo não mudaria nada.

Como você faz a respeito do dinheiro? Você tem um cartão que seus pais depositam um valor todo mês ou como é?
O dinheiro meus pais me mandam todo mês em um cartão de debito chamado Visa Travel Money entao posso usar ate o meu limite


O que é necessário para tirar o visto? Quanto custa e quanto tempo demora?
O visto tirei em três dias pois tive que esperar um documento dos Estados Unidos chegar para que eu pudesse dar entrada no visto. Tive que pagar a DS-160 no valor de $160 existe muita burocracia envolvida mas você pode chegar nesses dois posts com mais detalhes aqui & aqui.


Quanto em média você gasta por mês ? 
Quando sai do Brasil o combinado foi 250 dólares por mês mas, entretanto, todavia você é adolescente esta em um país novo e ate bala é diferente então meus pais, na verdade minha mãe, ficam com dó e mandam um pouquinho mais então uns 300 dólares e 50 são fixos para pagar a internet que é a única coisa que tenho que pagar todo mês sem falta. Controlar o dinheiro é bem difícil, já teve mês que eu gastei sem ver e tive que ficar mais de 20 dias com zero centavos no bolso. Meus pais mandam o dinheiro e eu tenho que me virar mas é muito ruim quando você nunca teve essa responsabilidade antes. No começo eu gastei dinheiro e me se eu sei no que gastei? Não sei, foi bobeira porque não soube ser responsável. A parte ruim do meu cartão é porque não tenho como fazer uma poupança então se quero juntar dinheiro tenho que tirar do cartão e guardar, mas isso é muito ruim pois não tenho como colocar o dinheiro no cartão novamente e se quero comprar alguma coisa que só pode ser online, já perdi.


Como se controla pra não gastar além da conta pra não ficar na pindura no próximo mês?
Ser responsável e não gastar com tudo que vê pela frente, aqui tem muitas tentações, muitas coisas que tem aqui é três vezes mais barato que no Brasil mas você tem que se controlar pois existem coisas mais importantes pra se fazer.
Mas não é porque algumas coisas aqui são mais baratas tudo é, muitas coisas aqui são caras e qualquer passada em supermercado pra comprar coisas básicas de higiene pessoal ou comida é quase vinte dólares. Eu sou mão fechada pra dinheiro então tento não ir a esses lugares o máximo possível pois apesar de tudo acho aqui as coisas 70% caras. Também temos o querido dólar que esta bem alto, eu sou daquelas que converte cada centavo mas conheço muita gente que leva o dilema "Quem converte não se diverte" bem a sério.



UFFFFFFFFA!! Chegou ao fim \o/ Eita beatriz faladera, mas só assim pra responder tantas dúvidas, ne?? E a Bia tem um blog onde compartilha muitas coisas não somente sobre o seu intercâmbio, vale a pena olhar viu?? Um beijão ♥

Acompanhe as aventuras da Bia através do:


Talvez você goste disso também

2 comentários

  1. Post perfeito, gostei muito! Super informativo.~
    Eu sempre sonhei fazer um intercâmbio para os Estados Unidos, mas agora fiquei com aquela dúvida sabes? Ahah
    Fotos lindas, o post ficou muito bom, li do inicio ao fim!
    O blog é lindoooo

    Bjoo
    http://diariodeumafricana.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii que fofa! Acho que todo mundo principalmente nós mulheres já tivemos essa vontade, tudo culpa do High School musical kkkkk fico feliz qie tenha gostado viu? Acompanha a bia no blog dela que tem muita coisa legal também viu? Um beijaooo <3

      Excluir

Fico feliz que você tenha vindo até aqui deixar sua opinião, sugestão ou etc, sinta-se a vontade.
Se quiser manter contato: segue nas redes sociais ou mande um e-mail para meuolharmagico@hotmail.com ♥

Meus últimos vídeos

Subscribe