Divergente, Veronica Roth

dezembro 17, 2014

2014-12-12_11-07-21
 quero deixar claro o quanto o meu gosto pela leitura obteve uma mudança repentina nesses últimos meses. Li quase todos os livros do Nicholas Sparks até enjoar de romance cheio de cricri e partir pra outras histórias. Algumas mais comédias, outras mais melancólicas, outras cheia de aventura, etc. Nunca havia lido uma distopia na vida, sério. O único livro "fora do normal" que havia lido era a trilogia A seleção (que inclusive é o meu livro preferido), mas ele nem é tão anormal assim.

Peguei vários livros para ler e a maioria deles não fluia, então o largava. A verdade é que depois de terminar a trilogia da Kiera Cass, nenhum outro livro me cativou tanto (tá, depois eu li Se eu ficar e também gostei, mas ok) até que minha amiga me emprestou Divergente, da Veronica Roth. Não estou dizendo que ele virou o meu favorito, não. Talvez o segundo favorito (isso existe??).
Mas o fato é que gostei tanto que estou aqui digitando sem parar, falando meus blablablás simplesmente para vocês terem uma noção. 

Já havia ouvido falar sobre o livro principalmente quando o filme entrou em cartaz, mas não tive o interesse de ler. O meu problema com histórias que continuam é o seguinte: se eu não comprar todos de uma vez, não compro o primeiro, porque vou ficar com vontade de acabar a história mas sem o livro pra obter o fim. This. (Por isso até hoje enrolo pra ler Fazendo meu filme).

A história acontece numa futurística Chicago que sobreviveu a guerra. Lá tudo é organizado e em paz. A sociedade é dividida em 5 facções: Abnegação (facção dos pais de Tris), Erudição, Audácia (♥), Amizade e Franqueza. Quando Beatrice (Tris) e seu irmão Caleb completam 16 anos de idade, a época em que todos os jovens com essa idade tem que fazer um teste de aptidão e no dia seguinte, referente aos resultados, escolher uma facção para viver pro resto da vida. O fator determinante da história não é só esse, pois, no momento em que você escolhe sua facção (a que você já vem, ou uma nova) você é submetido a testes e simulações a todo o tempo e referente a esses resultados você se torna ou não membro de tal facção. Se escolher uma nova facção e não a que veio, sua família não vai mais ter contato com você como tinha antes. Basicamente isso.
Ainda tem mais: quem não estiver apto a nenhuma das 5 facções torna-se automaticamente um sem facção, o que chamaríamos de mendigos se fosse aqui.
Quando Tris faz seu teste, o resultado é inconclusivo, diferente de todos os outros jovens. Isso a torna uma Divergente, pois tem quedas tanto para o lado da Abnegação quanto da Audácia. Porém, ser Divergente é perigoso pois todos tem medo. Esse é um segredo que ela tem de guardar com ela pra sempre, caso o contrário é morte na certa.
Na cerimônia de escolha, Tris escolhe uma nova facção, a Audácia, onde a coragem vem em primeiro plano. A partir daí ela é submetida a testes tanto de força, agilidade, ou mentais. Então, conhece seu instrutor durão, o Quatro (multiplica a lindeza dele 300x4 hahaha) cujo seu nome real é Tobias.
É nesse período de testes e simulações que Quatro percebe os instintos de Tris a ser uma divergente, e ao contrário do que a humanidade pensaria a respeito dela, ele apenas se apaixona mais ainda. Eles se unem e descobrem juntos o porque do medo que os líderes das facções sentem por pessoas divergentes e acabam descobrindo muitas coisas reveladoras sobre o governo que podem destruir a facção de onde ela veio, Abnegação.

Os personagens me cativaram bastante, e me fizeram entrar numa energia tão grande que me coloquei ao lado de Tris por muitas vezes e me imaginei naquela situação. Medrosa do jeito que eu sou, teria desistido no momento de escolher a facção. Fiquei submersa na história e não vejo a hora de terminar a trilogia.
Não sei qual o momento achei Tris mais corajosa porque desde escolher uma nova facção e deixar sua família para trás ou pular em um trem em movimento ela não mediu esforços, nem olhou para trás. Volto a dizer que se fosse eu, não aguentaria.

Bom, se até eu que não gostava de distopias amei a leitura, porque você, mero mortal, não iria gostar?? É um livro ótimo, a leitura (pelo menos pra mim) fluiu tão bem que não conseguia parar de ler. Fiquei acordada até 2h da manhã lendo. Acabei o livro em 2 dias, teria sido menos se tivesse mais tempo.

Essa é uma resenha sobre o LIVRO e não sobre o filme. Mas, sobre o filme, que assisti após ler o livro, posso dizer que houveram algumas alterações. Excluíram cenas importantes e modificaram outras, mas, é uma adaptação e como sabemos, o filme nunca chegará aos pés do livro HAHAHAHA. Não tenho nada a reclamar sobre os personagens, a Shailene interpretou fielmente a Tris e lindíssimo Theo James ficou quatro vezes mais bonito sendo Tobias.

Assistam ao trailer (do filme, já que não achei nenhum booktrailer apresentável)


Haverá sim resenha sobre o segundo livro e sobre o terceiro também, se reclamar faço resenha até da sinopse;
Sorry o blablabla, precisava compartilhar isso. Um beiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiijo ♥
Ahh, e não esquece de participar do concurso fotográfico que euzinha tô organizando. O prêmio é bom, haha ♥

Concurso Fotográfico: O que ilumina minha alma?? -

Me acompanhe nas outras redes sociais:

      

Talvez você goste disso também

0 comentários

Fico feliz que você tenha vindo até aqui deixar sua opinião, sugestão ou etc, sinta-se a vontade.
Se quiser manter contato: segue nas redes sociais ou mande um e-mail para meuolharmagico@hotmail.com ♥

Meus últimos vídeos

Subscribe