Como ser mais criativa com 10 dicas

outubro 31, 2014


Antes de começar esse post quero agradecer ao que me faz ficar mais inspirada no dia-a-dia: a minha família, até nos momentos de raiva, a Deus por me proporcionar dias tão lindos, ao meu namorado, as músicas que ouço, os livros que leio, as séries que assisto e a minha mãe por pagar a internet pra eu poder botar a criatividade em prática.

Todo mundo já teve ou ao menos ouviu falar em "bloqueio criativo" não é?? Aquele momento que você precisa criar algo, inovar, mas não sabe quais palavras escrever, que ângulos usar e simplesmente fica sem conseguir criar algo pra chamar de seu. Nessas horas o botão delete (ou a borracha se você curte algo manual) vira seu melhor amigo.

Já reparei que quando estou assim procurar inspiração nesses sites (pinterest, tumblr,we<3it...) não funcionam tanto assim. A nossa mente capta várias coisas mas a verdade é que quando nos inspiramos demais em algo isso pode acabar sendo plágio. Imagina que grande desgraça?? E outra: nem sempre podemos desfrutar da amiga internet né. Por isso andei reparando no que me faz ficar inspirada para poder ajudar vocês. Não só com um blog mas sim com a vida por inteira.



- Saia, leia livros, ouça música, assista a filmes ou até mesmo durma.

Coisas que me mantem inspirada além de viver são isso. Muitas vezes estou fazendo uma dessas coisas sem nem pensar em nenhuma obrigação e tanã: tive uma idéia. É assim. 
A gente aprende com o que temos para contar.


-Se inspire em algo dos outros mas NUNCA demais

Tudo que é demais sobra. Já ouviu esse ditado?? Pois é. Muitas pessoas que conheço adquirem criatividade vasculhando no que é dos outros, principalmente em blogs. Até eu já fiz isso.
Mas pode te prejudicar, sabia? Porque aquilo que é de alguém já foi criado e idealizado por ele. Você pode sim ver aquilo e pensar em algo para criar mas nunca igual. Tem gente que confunde inspiração com igualdade. Isso pode ser considerado plágio e cá entre nós, ninguém merece ser plagiado! Uma vez que todos temos capacidade de raciocinar e elaborar ótimas coisas.




-Nunca pense negativo. Positivismo sempre!

Pensar que não vai conseguir, que é perca de tempo ou algo do gênero não irão te fazer andar pra frente. Isso você já sabe ne? Todos conseguimos porém o tempo de cada um é diferente. Não se limite a esse pensamento fraco, esteja sempre positiva e uma hora ou outra você vai pensar em algo legal e inovador.


-Se relacione com outras pessoas

Muitas vezes de uma simples conversa você tem uma ideia genial. Por isso é tão importante viver e sair do seu cafofo pra obter resultados.


-Não perca tempo por nada desse mundo

Já pensou quanto tempo você já perdeu parado na frente do computador rolando o mouse pela tela e apertando em "carregar mais"? Esse tempo poderia ter sido aproveitado de formas mais úteis, por isso não perca tempo.



-Anote sempre em algum lugar

Como eu disse anteriormente, a inspiração vem quando tem de vir, por isso é importante sempre anotar em algum lugar que você não vá perder. Quantas idéias eu já "perdi" por não anotar e achar que minha mente ia lembrar!!



Valorize-seVocê já percebeu o quanto é disputado um pouco que seja de criatividade não é?? Por isso você tem que saber valorizar o seu potencial e saber que se você criou algo esplendido uma vez, a probabilidade disso acontecer de novo é bem grande. Se isso nunca aconteceu, não se preocupe!! A inspiração vem quando tem de vir e como Deus disse em Jeremias capítulo 18: o que é pra ser seu será, não adianta tentarem interferir.


-Guarde mais segredos sobre seus planos 

Infelizmente vivemos em uma sociedade onde as pessoas são maldosas e falsas, não todas, ainda bem. Mas uma coisa que aprendi é não espalhar para todo mundo seus planos e idéias. Quanto mais bem guardadas elas estiverem, menos chance de ser plagiada você terá.



- Não se deixe pressionar 
Uma das coisas que nos impede de criar é o simples fato de botarmos muita pressão sobre aquela tarefa. Às vezes nem é tão importante assim, mas você coloca na cabeça "eu tenho que criar, ta acabando o meu tempo, vou me ferrar" que então sua mente passa a trabalhar mais sobre isso do que pensar em soluções criativas para resolver essa crise.
A inspiração vem quando menos esperamos, sabia?? Por isso ficar pressionando sua mente com obrigações, prazos e etc retarda a nossa criatividade. 
Não existe nada pior do que ser forçado ou se forçar a algo, por isso relaxe, viva o momento e ponha em prática a dica a seguir.


-
 Desligue-se da sua vida online e vá viver

Engana-se quem pensa que você se inspira tanto assim na internet. Claro que há casos e casos, mas geralmente não adianta procurar "inspiração/inspiration" em mil e quinhentas línguas no google que não vai adiantar nada. Sinto muito.
Simplesmente tem dias que estamos e dias que não estamos inspirados. Aceite. Enquanto a inspiração não vem vá viver a vida lá fora. Muitas vezes você vê algumas cenas na rua e a partir dai vem a criatividade. Você viu um casal na rua, fotografou mentalmente a cena e de lá surgiu a inspiração pra um texto, um ensaio fotografico ou até coisas sem nexo algum.
Esse é o melhor conselho que posso te dar. Raramente alguém será criativo somente dentro de 4 paredes com a luz apenas do monitor do pc. É a realidade.

Leia esse post da Yas que te diz 9 razões para você sair do computador JÁ!
AQUUUUUI
Me acompanhe nas outras redes sociais:
      

Talvez você goste disso também

20 comentários

  1. Oinnnnn, muito obrigada por ter indicado o meu post, fiquei super feliz ♥ Belas dicas Jana!

    www.blogalemdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adoreeei o post! Super bem escrito, parabéns adorei mesmo ♥

    beijão ♥
    www.gabrielacravoecanela.net

    ResponderExcluir
  3. Belas dicas ameis seu post muito bem escrito muitos parabénssss!!!!
    bjãooo!!!
    http://www.brunasmiderlemantovani.com/

    ResponderExcluir
  4. Eitaaaa !!! Vamos sair da frente desse PC já !!!
    Achei super interessantes esses pontos que você citou , como por exemplo o fato de ás vezes a criatividade estar onde a gente menos espera e basta saber procurar (fora do pc kk). Mas ás vezes quando eu estou meio que sem ideias eu dou uma boa procurada pela internet em temas atuais , sobre o que as outras pessoas estão falando e tal , e acabo por conseguir gerar novos temas sobre esses assuntos , por isso acho até que válido :)

    Parabéns pelo post , muito bem escrito e as fotografias são lindas ...
    Abraços
    Ana Carolina Lopes

    ResponderExcluir
  5. Cadê o botão para te abraçar?
    Hoje é dia 6, dia do 6 on 6 no meu blog e até agora só tenho 3 fotos e eis que leio esse post maravilhoso e cheio de luz, OBRIGADAAAAA pela inspiração, seja nas palavras ou dicas ♥
    www.thalitapiacentini.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas, impossível ler o post e não ficar inspirada !!

    Posso dar uma dica? Se achar valida segue se não ignore (não sou ninguém pra ficar opinando no seu blog mas...) Coloca as fotos pra preencher todo espaço (muito grande) me deram essa dica achei que deu uma cara nova pros posts e tál!!

    Sucesso com o blog ele é todo lindo! Beijos <3

    http://fatosdeummundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Dicas para melhorar algo em nós nunca é demais né?
    Gosto muito de post assim!
    beijos
    www.oestranhomundodecamila.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito das dicas, eu gosto muito de ler e ouvir músicas para me manter inspirada... Adorei a dica de anotar tudo para não esquecer as ideias. :)

    ResponderExcluir
  9. Ai que dicas maravilhosas! Eu estou indo agora para a parte de fotografia então estou aceitando todas kkk
    http://umaanalistaemcrise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post! Muito criativo com essas dicas, rs. Bem, me ajudou bastante, agora só pôr em prática. :)

    ResponderExcluir

Fico feliz que você tenha vindo até aqui deixar sua opinião, sugestão ou etc, sinta-se a vontade.
Se quiser manter contato: segue nas redes sociais ou mande um e-mail para meuolharmagico@hotmail.com ♥

Meus últimos vídeos

Subscribe