6 dicas para fotografar com câmera compacta

setembro 17, 2014

*Esse post é uma releitura do meu blog antigo, In the Clouds, que no momento se encontra fora do ar.*

Para quem é aspirante da fotografia como eu, um dilema gigante é não ter uma câmera power hoje em dia. Sei que nem todos tem condições financeiras de comprar uma, mas, isso não é motivo para abandonar a fotografia.

Esses dias vi uma frase que me impactou muito e talvez tenha sido esse o motivo que me levou a escrever esse post: “FOTOGRAFAR É COLOCAR NA MESMA LINHA DE MIRA: A CABEÇA, O OLHO E O CORAÇÃO.”
Sei que os grandes efeitos e a qualidade que uma profissa permite não é nem de se comparar com uma compacta, mas, quem disse que não podemos tirar fotos boas com câmeras compactas?? Eu uso uma e recomendo. 
Bom, vamos as dicas. Lembrando que só falo o que sei e aprendi na prática mesmo, não sou formada nem nada então me perdoem se houverem alguns erros básicos. Todas as fotos foram tiradas com a minha câmera compacta, uma Nikon Coolpix S3300


1. Aproveite a Luz natural ♥


Ta, ok. Essa é uma dica que vocês provavelmente já viram em qualquer post sobre o assunto, mas, é sim um componente fundamental para o registro de boas fotos. Fala sério, já vi gente usando flash na LUZ DO DIA. Pra quê isso?? A luz natural dá um efeito lindo nas fotos quando bem capturadas. Aproveite para tirar fotos no pôr do sol e entardecer, fica lindo. Aliás, as câmeras compactas precisam, por suas limitações físicas, de uma ajudinha “da natureza” para terem bons resultados e poderem transformar luz em imagem.


2. Foque e desfoque ♥
Sei que falando em câmera compacta, aprender a focar e desfocar é meio que difícil mas não chega a ser impossível. Se sua câmera estiver no automático, será mais fácil ainda de capturar um objeto para desfocar o fundo ou inverso. Abuse da sua criatividade e o mais importante: treine.

3. Abuse do bokeh ♥

Quem disse que não da pra fazer bokeh com uma câmera compacta está mentindo. Resumidamente Bokeh é o nome dado a parte da fotografia desfocada, seja esta parte no primeiro ou em outro plano.
Talvez este seja um dos efeitos mais utilizados pelos fotógrafos na hora dos seus cliques, pois torna as fotografias charmosas. Sei que é uma técnica difícil, como foque e desfoque, mas, impossível não é. Esses dias foquei firme em um objeto e simplesmente o fundo, com a luz das árvores entrando no meio dos galhos, se formaram um efeito bokeh. Imagina a minha reação, né. Sim, é possível e é só TENTAR.

4. Conheça sua câmera ♥

Um dos erros que várias pessoas cometem e saem por ai falando mal da câmera que usa é o seguinte: não leem o manual de instruções. Pode parecer banal, como ler a bula de um remédio, mas, é a partir daí que você aprende a tirar fotos boas com a sua câmera. Lá tem informações de ISO, macro, controle de velocidade do obturador entre outras informações. O legal é você ler e ir testando as configurações ao mesmo tempo e assim ir treinando.

5. Treine ♥

Se você quer ter bons resultados futuramente com a sua compacta, o mais importante a se fazer é treinar. Nada se vale mais do que o aprendizado na prática. Não importa se você não conseguiu chegar no seu objetivo agora, com bastante treino e dedicação você chega lá.


6. Tenha paciência ♥

Ás vezes, não conseguimos tirar A foto que queríamos e ficamos na bad, deixamos a câmera de lado por tanta frustração. Uma coisa que venho aprendendo é que: fotografia, como a maioria das áreas da nossa vida, necessita de muita paciência. Não se preocupe se não conseguiu hoje, o mais importante é não deixar de treinar com paciência. A gente chega lá.

Espero que as minhas humildes dicas tenham te ajudado a amar mais a sua compacta. Quem faz a foto é o fotografo e não a câmera, lembre-se disso sempre. Um dia a gente chega lá!

Um beijo e até mais pessoal


Talvez você goste disso também

22 comentários

  1. O meu sonho de consumo é comprar uma câmera, mas pelas minhas condições e também porque minha mãe não leva muita fé nesse negocio de fotografar, eu vou ter que comprar um compacta. Sempre procuro posts sobre o assunto pra saber cada vez mais. As tuas fotos ficaram incríveis, qual é o modelo da sua câmera?

    botasbatidasblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh linda o meu sonho ainda é esse e pretendo conseguir até o final do ano, quem sabe kk mas enquanto isso, já que meu pai não tem condições no momento de me presentear com A câmera que eu quero, ele me deu essa compacta só pra "enganar o estômago" pra eu não ficar de birra e posso dizer que é uma câmera muito boa. Se você estiver afim de comprar uma câmera barata e que seja boa, recomendo essa. O modelo é uma NIKON COOLPIX S3300 e pelo que você já viu, as fotos saem ótimas e depende do seu treinamento ♥
      Obrigada pelo elogio, volte sempre e boa sorte viuuuu, espero que você consiga adquirir a sua ♥♥

      Excluir
  2. Amei o post! Seguindo o blog! Segue o meu tb? Bjos
    http://instaunhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu amei esse post, estou fazendo um curso de fotografia para melhorar, porque amo fotos. E sinceramente não via dificuldade de usar câmera compacta mas adorei suas dicas, minha dificuldade é em usar as semis. Se um dia fizer um post falando sobre semi, me avise!
    Adorei teu blog, bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Joyce, eu sempre fotografo com essa compacta porque ela é a minha mesmo, mas meu namorado tem uma semi e também tenho bastante fotos tiradas com elas. Vou anotar aqui e fazer um post depois bem feito sobre as semis, viu?? Um beijão e obrigada pelo comentário. Boa sorte no curso ♥♥

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi Janaina! Adorei seu post, são dicas simples que podem mudar totalmente a sua foto. Principalmente a questão do treino, pois assim consequentemente conhecemos nossa câmera e fotografamos melhor! As palavras de motivação também achei muito importante, parabéns!

    reliquiasdeumasonhadora.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii fofa, tudo bem?? Fico imensamente feliz que tenha gostado, de verdade!! Espero que consiga obter bons resultados com sua compacta e sempre que se sentir desmotivada leia esse post. Um beijo viu?? ♥

      Excluir
  6. Eu gostei das dicas. Tenho uma camera dessas comuns e nunca li o manual dela. tem muita coisa que não sei pra que que serve e nunca pensei em ler no manual. Vou até procurar ele ahha' (nem sei onde tá, ve se pode!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?? Manual é um negócio chatinho mesmo mas dá pra tirar várias dúvidas com ele. Um beijo viu ♥♥

      Excluir
  7. Amei as dicas!! Eu estou sem grana para uma profissional, e com toda certeza eu vou seguir suas dicas! Parabéns!!

    http://umaanalistaemcrise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não importa o meio, fotografe sempre ♥♥ Obrigada viu?? Espero te ver mais vezes aqui. Beijão ♥♥

      Excluir
  8. Oiiiiiiiii Ellen sua linda!! Verdade, e praticar sempre ♥ Muito obrigada pelo elogio viu??? Volte sempre ♥

    ResponderExcluir
  9. Otimas dicas! Eu sempre utilizo a camera compacta mesmo ainda não comprei outra e acredito que as fotos saem bem bacanas, acho que a técnica conta mais do que a qualidade da camera.
    Beijo.!
    http://www.depoisdevoar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem faz a câmera é o fotógrafo ne?? Hahaha, um beijo ♥♥

      Excluir
  10. Faço suas as minhas palavras. É bem assim mesmo, quando consegui minha primeira foto com o fundo desfocado com minha camera compacta, pulei de felicidade. São coisinhas simples, mas pra gente significa muito né? *-*

    Beijos <3
    www.keithpappen.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Significa muito messssmo!! Haha é uma maravilha porque todo mundo tem o estereótipo que elas são incapazes mas não tadinhaa <3

      Excluir
  11. Ai que legal! Eu tenho uma câmera igual a essa sua! E sim ela é muito boa!!!
    Beijooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Que foda!! Pra luz natural ela é ótima mesmo <3

      Excluir
  12. Amei as dicas! estou precisando treinar mais a minha porque as fotos não estão lá essas coisas....

    www.universopraticofeminino.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apois treineeee mulher, as vezes você tem uma câmera poderosa em casa e não sabe rs

      Excluir

Fico feliz que você tenha vindo até aqui deixar sua opinião, sugestão ou etc, sinta-se a vontade.
Se quiser manter contato: segue nas redes sociais ou mande um e-mail para meuolharmagico@hotmail.com ♥

Meus últimos vídeos

Subscribe